Conselho Fiscal
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O Conselho Fiscal pode funcionar tanto de forma permanente ou não, caso em que atuará durante um exercício social específico, quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto. O período de seu funcionamento terminará na primeira Assembleia Geral Ordinária após a sua instalação.
As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em: fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da Companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do Conselho Fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da Companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.
O Estatuto Social da Companhia prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido de seus acionistas em Assembleia Geral. Atualmente, a Eucatex tem Conselho Fiscal instalado.
MEMBROS | Função | Data de Eleição | Término do Mandato |
Clóvis, Antonio Pereira Pinto | Conselheiro Efetivo | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Clóvis Antonio Pereira Pinto. O Sr. Clóvis Antonio Pereira Pinto é formado em Ciências Contábeis – PUC – Campinas e MBA em Finanças – Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP/FGV. Atualmente, é Consultor Empresarial em aspectos de Governança Corporativa, Auditoria e Contabilidade, Coordenador do Comitê de Auditoria da EVEN Construtora e Incorporadora S.A. e Conselheiro Fiscal Titular da Springs Global Participações S/A. | |||
Freddy Rabbat | Conselheiro Efetivo | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Freddy Rabbat. O Sr. Freddy Rabbat é formado em Engenharia Metalúrgica pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, detendo o curso International Law na Harvard Business School. Nos últimos anos, engenheiro e empresário, presidiu a ABRAEL – Associação Brasileira das Empresas de Luxo, atuou como consultor das empresas RCA – Rabbat Consultores Associados e Montblanc no Brasil. | |||
Marcos Roberto de Oliveira | Conselheiro Efetivo | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Marcos Roberto de Oliveira. O Sr. Marcos Roberto de Oliveira é administrador de empresas com especialização em Gestão de Produção e Logística pela UNICAMP, e nos últimos anos, diretor de Supply Chain e diretor de Suprimentos na Grandfood Ind. e Com. Ltda. | |||
Murici dos Santos | Conselheiro Efetivo | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Murici dos Santos. OSr. Murici dos Santos é advogado com especialização em Direito Societário. Nos últimos anos, atuou como Conselheiro Fiscal nas Companhias: Valid Soluções, Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG, Pettenati S.A Industria Têxtil, Rossi Residencial S.A e Transmissora Aliança De Energia Elétrica S.A. |
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Simone Carrera | Conselheiro Efetivo | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Simone Carrera. A Sra. Simone Carrera é formada em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, concluindo cursos de extensão e especialização em i) Gestão Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas ii) Administração pelo IBMEC Business School. Nos últimos anos, a executiva da SCarrera Consultoria Empresarial atuou como consultora e desenvolvedora de negócios e já foi conselheira do Conselho Fiscal da Eucatex S/A Indústria e Comércio. | |||
Daniel Berselli Marinho. | Conselheiro Suplente | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Daniel Berselli Marinho. O Sr. Daniel Berselli Marinho é formado em Direito na UNIP e cursa Ciências Contábeis. Cursou MBA em Gestão Tributária – FIPECAFI (FEA/USP) e é Especialista em Direito Internacional das Relações Econômicas e do Comércio – FGV-SP / 2003 e Especialista em Direito Processual Tributário – COGEAE (PUC/SP). É sócio fundador da Pela Berselli Sociedade de Advogados, Presidente do Conselho Fiscal da Aldeias Infantis SOS Brasil, além de Consultor credenciado de políticas públicas do SEBRAE. |
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Elaine Aparecida Aliba | Conselheiro Suplente | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Elaine Aparecida Aliba. A Sra. Elaine Aparecida Aliba é formada em Administração de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz, realizou curso de especialização e extensão em: i) GVPEC – Análise Avançada de Demonstrações Financeiras, pela Fundação Getúlio Vargas; ii) Gestão Executiva pela INSPER – SP; e iii) CEAG pela Fundação Getúlio Vargas. Nos últimos anos atuou como gerente financeira da empresa Grandfood Ind. e Com. Ltda. | |||
Madalena Spinazzola | Conselheiro Suplente | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Madalena Spinazzola. A Sra. Madalena Spinazzola é administradora de empresas com especialização em Marketing pela EAESP/FGV. Nos últimos anos, atuou como diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo na Premier Pet, além de gerente de novos negócios e inteligência de mercado. | |||
Maria Elvira Lopes Gimenez | Conselheiro Suplente | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Maria Elvira Lopes Gimenez. A Sra. Maria Elvira Lopes Gimenez é economista, associada a Solução Governança Corporativa e Consultoria Ltda/ Jorge Lepeltier Consultores Associados, exercendo o cargo de Supervisora Financeira e Administrativa, prestando também serviços de assessoramento empresarial nas áreas contábil, societária e governança corporativa, nos últimos anos, atuou como conselheira fiscal suplente nas seguintes empresas: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A., Bicicletas Monark S.A., WLM Indústria e Comércio S.A., Pettenati Indústria Têxtil S.A., Whirlpool S.A., Cristal Pigmentos do Brasil S.A., Companhia de Ferro Ligas da Bahia – Ferbasa e São Martinho S.A. Anteriormente, foi conselheira fiscal titular da AES Tietê S.A. e suplente da Companhia Providência Ind. e Com. S.A. e Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo/Sabesp. | |||
Silvio Roberto de Mula | Conselheiro Suplente | 31/07/2020 | AGO de 2021 |
Silvio Roberto de Mula. O Sr. Silvio Roberto de Mula é contador com especialização em Controladoria e Gestão Empresarial. Nos últimos anos, atuou como diretor de controladoria na Grandfood Indústria e Comércio Ltda e Controller Corporativo na Braspine Madeiras Ltda e Braslumber Indústria de Molduras Ltda. |
O Conselho de Administração da Eucatex é composto por três a nove membros, residentes no país, eleitos pela Assembleia Geral, que também designará o seu Presidente e o Vice-Presidente. Todos acionistas, com mandato de três anos, sendo permitida a reeleição, podendo ser destituídos a qualquer momento pelos acionistas da Companhia reunidos em Assembleia Geral Extraordinária.O Conselho de Administração é o seu órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos negócios da Companhia, além de estabelecer seus objetivos e rumos estratégicos.
É responsável também pela fiscalização da gestão dos Diretores, examinando e solicitando informações, quando necessário.De acordo com o Estatuto Social da Companhia, as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria absoluta dos votos presentes, desde que sejam mais da metade de seus membros em exercício. O Conselho de Administração é, também, responsável pela escolha e destituição dos auditores independentes.
Além das competências previstas no Estatuto Social da Companhia, cabe ao Conselho de Administração: deliberar sobre a emissão de ações de qualquer espécie ou classe, e o de bônus de subscrição, inclusive com a exclusão do direito de preferência, fixando o respectivo preço e condições de emissão e integralização; propor à Assembleia Geral a emissão de debêntures e deliberar sobre emissão de notas promissórias.
MEMBROS | Função | Data de Eleição | Término do Mandato |
Otavio Maluf | Presidente | 31/07/2020 | Agosto/2022 |
Otavio Maluf. O Sr. Otavio Maluf é formado em Ciências Econômicas pela Faculdade Metropolitanas Unidas, FMU – SP, detendo o curso de extensão e especialização em i) Administração em Marketing, EASP – FGV ii) Contabilidade para não Contadores, Price White House Coopers iii) Fundamentos e Mecanismos de Contabilidade, Price White House Coopers iv) Treinamento e Desenvolvimento de Marketing, ESPM – SP. Antes de se juntar à Eucatex, foi i) Estagiário na Masonite – EUA ii) Champion Portland – EUA iii) Hormitex – Alemanha iv) Boyse Cascade, Phillips e International Fall – EUA. Ocupou o cargo de Gerente na Eucatex. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Companhia. | |||
Flavio Maluf | Vice-Presidente | 31/07/2020 | Agosto/2022 |
Flavio Maluf. O Sr. Flavio Maluf é formado em Engenharia Mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP – SP, concluindo cursos de extensão e especialização em i) Management People, Citibank ii) Contabilidade para não Contadores, Peat Marwick ii) Administração Rural, EASP – FGV iv) Fundamentos of Foreign Exchange, New York University, v) Seminário de Comércio Exterior, EASP – FGV. Antes de entrar na Eucatex, o Sr. Flavio Maluf trabalhou: i) na Sistema S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários e ii) no Citibank N.A., EUA. Hoje preside a Diretoria Executiva da Eucatex e participa do seu Conselho de Administração como Vice-Presidente. | |||
Antônio Delfim Netto | Conselheiro | 31/07/2020 | Agosto/2022 |
Antônio Delfim Netto. O Sr. Antônio Delfim Netto é formado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA-USP. Ocupou importantes cargos na administração pública brasileira. Foi Ministro da Agricultura, Secretário de Economia e Planejamento do Governo Federal, Secretário da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo e Embaixador do Brasil na França. Também exerceu mandatos como Deputado Federal na Câmara dos Deputados, em Brasília. Atualmente, além de ocupar o cargo de Membro do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Delfim Netto atua como Consultor. | |||
José Antonio Miguel Neto | Conselheiro | 31/07/2020 | Agosto/2022 |
José Antonio Miguel Neto. O Sr. José Antonio Miguel Neto é formado em Direito pela Universidade de São Paulo – USP e pós-graduação Lato Sensu em Direito Tributário − Columbia University of New York. Atua como Consultor nas áreas de Direito Tributário e Societário, além de planejamento sucessório e fiscal, reestruturação societária e atividades de fusão e aquisição de empresas. É membro do Conselho de Administração nas companhias: Blau Farmacêutica S/A, Chímica Baruel S/A e Embalagens Flexíveis Diadema S/A. Já foi membro do Conselho de Administração na Companhia de Concessões Rodoviárias – CCR, no Salomão e Zoppi Laboratórios de Diagnósticos S/A, no Banco Fibra S/A, na Vicunha Têxtil S/A, na FLC – Lâmpadas, na Companhia Brasileira de Poliuretabnos CBP e no Supermercados Irmãos Lopes. | |||
Luis Fernando Prudencio Velasco | Conselheiro | 31/07/2020 | Agosto/2022 |
Luis Fernando Prudencio Velasco. O Sr. Luis Fernando Prudencio Velasco é formado em Engenharia Civil – UNICAMP e especialização em Administração – CEAG/FGV. Consultor Financeiro, presta serviços, principalmente, em governança corporativa, M&A, plano estratégico e de negócios, contabilidade, tributário, assuntos financeiros, reestruturação e recuperação. É membro do Conselho Consultivo da EBEC S/A. também foi CFO América Latina e membro do Conselho de Administração da Kaefer. |
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Miguel João Jorge Filho | Conselheiro | 31/07/2020 | Agosto/2022 |
Miguel João Jorge Filho. O Sr. Miguel João Jorge Filho é formado em Jornalismo. Iniciou sua carreira no Jornal do Brasil, em São Paulo, e fez parte do grupo de pessoas que fundou o Jornal da Tarde, onde desempenhou várias funções, chegando a Subsecretário de Redação. Foi Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e de Recursos Humanos da Autolatina e da Volkswagen, além de Vice-Presidente de Assuntos Corporativos no Banco Santander. Entre 2007 a 2010, assumiu o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Governo Lula. Atualmente, além de ocupar o cargo de Membro do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Miguel Jorge realiza consultorias e é membro de conselhos de administração e consultivo de outras empresas. | |||
Rodrigo Fernandes Monteiro | Conselheiro | 31/07/2020 | Agosto/2022 |
Rodrigo Fernandes Monteiro. O O Sr. Rodrigo Fernandes Monteiro é formado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (PB) – UNIPÊ, com MBA em E-Commerce na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/SP e MBIS na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, além de especializações nas áreas de direito, logística, negócios, economia e saúde. É Sócio-Diretor da Golden Capital Partners e também foi Diretor Administrativo e Financeiro Interino no Grupo Estre Ambiental S/A e Diretor Administrativo e Financeiro (CFO) no Grupo Marquise. |
A Instrução CVM 358 dispõe sobre a divulgação e uso de informações sobre ato ou fato relevante relativo às Companhias Abertas, regulando o seguinte:
- Estabelece o conceito de fato relevante, estando incluído nesta definição qualquer decisão de acionista controlador, deliberação de assembleia geral ou dos órgãos da administração da Companhia, ou qualquer outro ato ou fato de caráter político-administrativo, técnico, negocial ou econômico-financeiro ocorrido ou relacionado aos seus negócios, que possa influir de modo ponderável na:
(i) Cotação dos valores mobiliários;
(ii) Decisão de investidores em comprar, vender ou manter tais valores mobiliários; e
(iii) Decisão dos investidores de exercer quaisquer direitos inerentes à condição de titulares de valores mobiliários emitidos pela Companhia;
- Dá exemplos de ato ou fato potencialmente relevante que incluem, entre outros, a assinatura de acordo ou contrato de transferência do controle acionário da Companhia, ingresso ou saída de sócio que mantenha com a Companhia contrato ou colaboração operacional, financeira, tecnológica ou administrativa, incorporação, fusão ou cisão envolvendo a Companhia ou sociedades ligadas;
- Obriga o Diretor de Relações com Investidores (DRI), os acionistas controladores, diretores, membros do conselho fiscal e de quaisquer órgãos com funções técnicas ou consultivas a comunicar qualquer fato relevante à CVM;
- Requer a divulgação simultânea de fato relevante em todos os mercados onde a Companhia tenha as suas ações listadas para negociação;
- Obriga o adquirente do controle acionário da Companhia a divulgar fato relevante, incluindo a sua intenção de cancelar o seu registro no prazo de um ano da aquisição;
- Estabelece regras relativas à divulgação de aquisição ou alienação de participação relevante em Companhia Aberta; e
- Restringe o uso de informação privilegiada.