Diretoria e Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Eucatex é composto por três a nove membros, residentes no país, eleitos pela Assembleia Geral, que também designará o seu Presidente e o Vice-Presidente. Todos acionistas, com mandato de três anos, sendo permitida a reeleição, podendo ser destituídos a qualquer momento pelos acionistas da Companhia reunidos em Assembleia Geral Extraordinária.

O Conselho de Administração é o seu órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos negócios da Companhia, além de estabelecer seus objetivos e rumos estratégicos. É responsável também pela fiscalização da gestão dos Diretores, examinando e solicitando informações, quando necessário.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria absoluta dos votos presentes, desde que sejam mais da metade de seus membros em exercício. O Conselho de Administração é, também, responsável pela escolha e destituição dos auditores independentes.

Além das competências previstas no Estatuto Social da Companhia, cabe ao Conselho de Administração: deliberar sobre a emissão de ações de qualquer espécie ou classe, e o de bônus de subscrição, inclusive com a exclusão do direito de preferência, fixando o respectivo preço e condições de emissão e integralização; propor à Assembleia Geral a emissão de debêntures e deliberar sobre emissão de notas promissórias.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de eleição Término do mandato
Otavio Maluf Presidente 18/04/2016 ABR de 2018
Flavio Maluf Vice-Presidente 18/04/2016 ABR de 2018
Antônio Delfim Netto Conselheiro 18/04/2016 ABR de 2018
Dácio Antônio Pereira Oliveira Conselheiro 18/04/2016 ABR de 2018
Heitor Aquino Ferreira Conselheiro 18/04/2016 ABR de 2018
Marcelo Faria Parodi Conselheiro 18/04/2016 ABR de 2018
Miguel João Jorge Filho Conselheiro 18/04/2016 ABR de 2018


Otavio Maluf. O Sr. Otavio Maluf é formado em Ciências Econômicas pela Faculdade Metropolitanas Unidas, FMU – SP, detendo o curso de extensão e especialização em i) Administração em Marketing, EASP – FGV ii) Contabilidade para não Contadores, Price White House Coopers iii) Fundamentos e Mecanismos de Contabilidade, Price White House Coopers iv) Treinamento e Desenvolvimento de Marketing, ESPM – SP. Antes de se juntar à Eucatex, foi i) Estagiário na Masonite - EUA ii) Champion Portland – EUA iii) Hormitex – Alemanha iv) Boyse Cascade, Phillips e International Fall – EUA. Ocupou o cargo de Gerente na Eucatex. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Companhia.

Flavio Maluf. O Sr. Flavio Maluf é formado em Engenharia Mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP – SP, concluindo cursos de extensão e especialização em i) Management People, Citibank ii) Contabilidade para não Contadores, Peat Marwick ii) Administração Rural, EASP – FGV iv) Fundamentos of Foreign Exchange, New York University, v) Seminário de Comércio Exterior, EASP – FGV. Antes de entrar na Eucatex, o Sr. Flavio Maluf trabalhou: i) na Sistema S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários e ii) no Citibank N.A., EUA. Hoje preside a Diretoria Executiva da Eucatex e participa do seu Conselho de Administração como Vice-Presidente.

Antônio Delfim Netto. O Sr. Antônio Delfim Netto é formado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA-USP. Ocupou importantes cargos na administração pública brasileira. Foi Ministro da Agricultura, Secretário de Economia e Planejamento do Governo Federal, Secretário da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo e Embaixador do Brasil na França. Também exerceu mandatos como Deputado Federal na Câmara dos Deputados, em Brasília. Atualmente, além de ocupar o cargo de Membro do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Delfim Netto atua como Consultor.

Dácio Antônio Pereira Oliveira. O Sr. Dácio Antônio Pereira Oliveira formou-se em Administração e Comunicação. Iniciou a sua carreira na TV Tupi e Editora Abril. Em 1981, fundou o Grupo Valdac, um dos maiores do segmento Fashion Retail brasileiro, proprietário das marcas Crawford e Siberian. Recentemente, criou a Holding VGB - Valdac Global Brands.

Heitor Aquino Ferreira. O Sr. Heitor Aquino Ferreira tem formação de Oficial do Exército Brasileiro pela Academia Militar das Agulhas Negras (Resende, RJ). Além de ter feito parte do corpo de oficiais do Exército Brasileiro, atuou também na Jari Florestal e Agropecuária, na Petrobrás, no Gabinete do Presidente da República no Governo do presidente Ernesto Geisel (1974–1979), na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ), na Editora Nova Fronteira e na Arroio Grande Serviços Editoriais. Atualmente, é Membro do Conselho de Administração da Eucatex.

Marcelo Faria Parodi. O Sr. Marcelo Faria Parodi é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, FGV-SP, e possui MBA pelo IMD–Suíça. Trabalhou em importantes empresas como Banco Nacional, Anglo American, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Enron América do Sul Ltda. Atualmente, além de ocupar o cargo de Membro do Conselho de Administração da Companhia.

Miguel João Jorge Filho. O Sr. Miguel João Jorge Filho é formado em Jornalismo. Iniciou sua carreira no Jornal do Brasil, em São Paulo, e fez parte do grupo de pessoas que fundou o Jornal da Tarde, onde desempenhou várias funções, chegando a Subsecretário de Redação. Foi Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e de Recursos Humanos da Autolatina e da Volkswagen, além de Vice-Presidente de Assuntos Corporativos no Banco Santander. Entre 2007 a 2010, assumiu o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Governo Lula. Atualmente, além de ocupar o cargo de Membro do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Miguel Jorge realiza consultorias e é membro de conselhos de administração e consultivo de outras empresas.

Os Diretores da Companhia são seus representantes legais, possuindo amplos poderes de administração e gestão nos negócios sociais, para a prática de todos os atos e realização de todas as operações que se relacionarem com o objeto da Sociedade, podendo, inclusive, contrair empréstimos, renunciar a direitos e transigir, dar cauções, avais e fianças, adquirir, hipotecar e, de qualquer forma onerar os bens da sociedade, observadas as disposições do Estatuto Social.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, a Diretoria ou o Conselho de Administração poderão definir funções e competências adicionais a qualquer Diretor, competindo a todos cumprir as funções que forem definidas por aqueles órgãos, além de obrigação de auxiliarem o Presidente em todas as tarefas que lhes consignar. Cabe também aos Diretores e/ou Procuradores admitir e demitir funcionários, caso lhes sejam delegado poderes pelo Presidente ou Vice-Presidente. A Sociedade poderá ser representada singularmente por qualquer Diretor ou Procurador na prática de atos normais de administração.

Na ausência do Presidente ou Vice-Presidente, conforme o Estatuto Social da Companhia, a Diretoria poderá designar um ou mais procuradores com poderes para representar a Sociedade em Juízo. Ocorrendo concomitantemente vacância, impedimento temporário ou ausência do Presidente, do Vice-Presidente e do Vice-Presidente Executivo, as respectivas atribuições serão exercidas pela Diretoria, por tempo que durar a ausência ou impedimento desses 3 (três) Diretores, ou até a realização da próxima Reunião do Conselho de Administração.

Diretores Cargo Data de eleição Término do mandato
Flavio Maluf Diretor Presidente 06/05/2014 MAI de 2017
Otavio Maluf Diretor Vice-Presidente Geral 06/05/2014 MAI de 2017
José Antonio Goulart de Carvalho Diretor Vice-Presidente Executivo e de Relações com Investidores 06/05/2014 MAI de 2017

Flavio Maluf. O Sr. Flavio Maluf é formado em Engenharia Mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP – SP, concluindo cursos de extensão e especialização em i) Management People, Citibank ii) Contabilidade para não Contadores, Peat Marwick ii) Administração Rural, EASP – FGV iv) Fundamentos of Foreign Exchange, New York University, v) Seminário de Comercio Exterior, EASP – FGV. Antes de entrar na Eucatex, o Sr. Flavio Maluf trabalhou: i) na Sistema S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários e ii) no Citibank N.A., EUA. Hoje preside a Diretoria Executiva da Eucatex e participa do seu Conselho de Administração como Vice-Presidente.

Otavio Maluf. O Sr. Otavio Maluf é formado em Ciências Econômicas pela Faculdade Metropolitanas Unidas, FMU – SP, detendo o curso de extensão e especialização em i) Administração em Marketing, EASP – FGV ii) Contabilidade para não Contadores, Price White House Coopers iii) Fundamentos e Mecanismos de Contabilidade, Price White House Coopers iv) Treinamento e Desenvolvimento de Marketing, ESPM – SP. Antes de se juntar à Eucatex, foi: i) Estagiário na Masonite - EUA ii) Champion Portland – EUA iii) Hormitex – Alemanha iv) Boyse Cascade, Phillips e International Fall – EUA. Ocupou o cargo de Gerente na Eucatex. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Companhia.

José Antonio Goulart de Carvalho. O Sr. José Antonio Goulart de Carvalho é formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, realizou curso de especialização e extensão em Administração de Empresas, FGV. Já atuou como: i) Consultor Sênior – Ernest & Young; ii) Assessoria de Diretoria e Diretor Adjunto no Grupo Matarazzo; iii) Vice-Presidente de Departamento de Fusões e Aquisições – ING BANK; iv) Sócio-Diretor da Pagina Distribuidora de Papéis; e v) Diretor de Investimentos da Farminvest Ltda. Ingressou na Eucatex como Vice-Presidente Executivo e Diretor de Relações com Investidores.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O Conselho Fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico, quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto. O período de seu funcionamento terminará na primeira Assembleia Geral Ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em: fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da Companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do Conselho Fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da Companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

O Estatuto Social da Companhia prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido de seus acionistas em Assembleia Geral. Atualmente, a Eucatex não tem Conselho Fiscal instalado.

Última atualização em 20 de Abril de 2016