Responsabilidade Social

Com o objetivo de ser mais próxima do meio onde está instalada, a Eucatex desenvolve diversas ações sociais para integrar e apoiar o desenvolvimento de comunidades vizinhas, priorizando o atendimento à ONG’s que atendem crianças e adolescentes.

Um dos principais projetos desenvolvidos pela Eucatex é o Programa de Educação Ambiental (PEA), com mais de duas décadas de existência, já realizou mais de 800 visitas com a participação de mais de 27 mil visitantes. O PEA é destinado, principalmente, para alunos das escolas públicas das cidades vizinhas às suas fazendas, buscando oferecer contato com os mais diferentes temas ambientais, como biodiversidade, reciclagem de lixo, incêndios florestais e conservação de solo, conscientizando as crianças para a importância dos recursos naturais.

Para permitir acesso a essas informações de forma segura e confortável, e no cumprimento de sua política ambiental, a Companhia criou, em 2000, a Casa da Natureza, que é um centro de visitação localizado na Fazenda Santa Terezinha, no município de Bofete, estado de São Paulo, onde acontecem as atividades educativas do programa. O PEA conta com a parceria das prefeituras das cidades paulistas de Bofete, Anhembi, Avaré, Salto e Botucatu, e atende, principalmente, os educadores e alunos das escolas da rede pública. Eventualmente, o programa recebe alunos de cursos técnicos, de universidades, colaboradores e grupos conservacionistas, como escoteiros e ONG’s.
Entre os objetivos do programa, destacam-se o desenvolvimento e a disseminação de conceitos sobre a preservação do meio ambiente, a importância do manejo correto das florestas e a colaboração na formação de educadores atendidos pelo programa, para que possam trabalhar as questões ambientais dentro e fora do ambiente escolar. A Casa da Natureza foi preparada para proporcionar ao visitante uma visão geral dos ecossistemas da região, sua localização geográfica, fauna e flora que os compõem, informações sobre a importância do eucalipto como matéria-prima de diversos produtos de base florestal e sobre a contribuição na geração de emprego e renda para as comunidades vizinhas. O visitante também tem a oportunidade de conhecer o Viveiro de Produção de Mudas da Eucatex.

Estão incluídas ainda atividades em trilhas interpretativas – que passam por trechos de florestas plantadas, onde é apresentado o sistema de manejo florestal adotado pela empresa – e em trechos de reservas naturais ricas em mananciais de água e biodiversidade.

Além do PEA, a Companhia também realiza ações que incentivam a prática de responsabilidade social, tais como coleta e doação de alimentos, através do canal aberto com as ONG’s homologadas e disponibilização de pasto apícola para que apicultores das regiões de abrangência da unidade florestal possam realizar produção de mel.

Outra questão relevante para a Eucatex é a preocupação com a qualidade de vida de seus colaboradores, onde são realizadas campanhas e eventos para conscientização de doenças, vacinação preventiva, além de palestras sobre DST e dependência química. Como parte do programa de prevenção, também são realizados exames anuais e orientação profissional.

A gestão de contratos também é outra questão de grande importância na rotina da Companhia, cujo objetivo é a racionalização de passivos trabalhistas, o controle de rotatividade e o controle da situação tributária das empresas prestadoras de serviços, visando assegurar o cumprimento dos direitos dos colaboradores.