Programa de Reciclagem Eucatex

Atenta às ações que possam contribuir para a preservação ambiental e principalmente das florestas, a Eucatex entende que a maioria dos resíduos de madeira gerados nos processos de produção das fábricas pode ser reaproveitada sem poluir o meio ambiente. Pensando nisso, a Companhia criou o Programa de Reciclagem Eucatex, do qual podem participar empresas que geram resíduos de madeira, onde se estuda a viabilidade econômica e técnica, além de avaliar a qualidade, o volume dos resíduos e a sua localização.

Os resíduos podem ser coletados em caçambas ou recebidos na Eucatex, em Salto/SP, onde serão recolhidos e transportados para o processamento. Por meio de um contrato, a Companhia se compromete a disponibilizar uma ou mais caçambas, que ficarão estacionadas na empresa participante para depósito de todo resíduo de madeira. Periodicamente, será feita a substituição destas caçambas. A Companhia se responsabiliza formalmente pela utilização correta de todo o material recolhido.

Os benefícios oferecidos pelo Programa de Reciclagem Eucatex são uma boa oportunidade para as empresas que buscam uma solução ambientalmente correta para a disposição final de resíduos de madeira, coerente com certificações de qualidade e/ou de correta gestão ambiental.

O Programa de Reciclagem Eucatex utiliza resíduos de madeira na geração de energia e tem como objetivos:

  • Utilização de biomassa (fonte de energia renovável) na geração de energia. Trata-se de uma tecnologia mais econômica e menos impactante ao meio ambiente, independente de queima de óleo diesel ou gás natural;
  • Responsabilidade ambiental, através da conscientização junto aos parceiros, que deixam de descartar os resíduos nos aterros e terrenos baldios; e
  • Responsabilidade social, através de parcerias com cooperativas e com a APAE, que recebem benefícios de acordo com o volume arrecadado.

Os tipos de materiais que podem ser reciclados são paletes (novos, velhos, inteiros, quebrados ou com pregos), pedaços de madeira (como bobinas), pedaceiras e entulhos da construção civil.

O Programa de Reciclagem Eucatex tem como objetivo evitar que toneladas de resíduos de madeira sejam jogadas em aterros sanitários, como também preservar 1 milhão de árvores por ano em suas áreas de reflorestamento e economizar 15 milhões de litros de água. Isso tudo de forma simples, funcional e com respeito à natureza.