PERFIL CORPORATIVO

A Eucatex S.A. Indústria e Comércio (“Eucatex” ou “Companhia”) foi fundada em 1951 e logo se transformou na primeira empresa a pensar em conforto ambiental e acústico, produzindo e comercializando forros e isolantes a partir de fibras de madeira de eucalipto. Eram produtos em forma de placas de baixa densidade, com propriedades de isolação termo-acústica, que possuíam boa aceitação no mercado brasileiro da construção civil. Os recursos financeiros gerados por esta atividade, desde o início de sua operação, foram investidos na implantação, no final da década de 60 e início dos anos 70, de linhas de fabricação de chapa-dura (chapa de fibra de madeira de alta densidade), produto que é, ainda hoje, um dos carros-chefe da Companhia. Em 2018, foi realizada permuta de ativos entre a Eucatex e a Duratex, onde aumentou a sua capacidade de produção, tornando-se, atualmente, a maior produtora de chapas de fibra de madeira do mercado nacional.

Em 1996, a Eucatex iniciou a sua produção de painéis de MDP e atualmente detém 13% do mercado nacional neste segmento. É líder no mercado interno de divisórias, além de atuar fortemente no mercado de portas e pisos.

Em 2010, uma nova Unidade de T-HDF/MDF, instalada na planta de Salto (SP), deu início à produção de painéis de alta tecnologia e resistência mecânica para a fabricação de pisos, portas e painéis de divisórias.

A evolução industrial da Eucatex foi sempre acompanhada pelo crescimento de suas florestas plantadas, que garantem o fornecimento de uma importante matéria-prima, a madeira de eucalipto.

Apesar de ser tradicionalmente conhecida pela fabricação de chapas de fibra de madeira, painéis de MDP, MDF e T-HDF e produtos derivados, a Eucatex também apresenta uma linha de produção totalmente integrada, fabricando tintas e vernizes para consumo próprio e comercialização. São duas modernas fábricas: em Salto (SP) e em Cabo de Santo Agostinho (PE), inauguradas em 1995 e 2015, respectivamente.

Os principais segmentos de atuação da Companhia são a indústria moveleira e revenda e a construção civil, sendo que cada segmento representa 46% e 38%, respectivamente, do faturamento da Eucatex.