O Setor de Madeira

A Eucatex é uma das principais empresas que atuam no setor de madeira para a indústria da construção civil, produzindo chapas de fibra e painéis de MDP/T-HDF/MDF.

Durante o ano de 1996, as vendas de materiais para construção civil ficaram estáveis, revertendo a tendência da queda observada a partir de meados de 1995, e já em 1997 as atividades do setor retomaram o crescimento, aproveitando as medidas de afrouxamento na contenção de crédito por parte do governo brasileiro. Em 1998, mais uma vez, o aumento dos juros freou a demanda por materiais de construção, comprovando a forte correlação entre esse setor e o desempenho da economia mundial.

Nos períodos de aquecimento da economia interna, como o observado em 1997, o mercado da autoconstrução demonstrou ser bastante promissor e gerou parcela considerável de receitas para as empresas do setor. Este mercado é relevante em períodos de estabilidade da economia, e o potencial de crescimento da autoconstrução no Brasil é muito grande.

O setor também apresenta boas perspectivas para geração de receitas provenientes da exportação de produtos de madeira, principalmente, para países do Mercosul, tendo em vista que a indústria brasileira apresenta vantagens em termos de escala, custo de mão de obra e tecnologia, sendo considerada uma das industrias mais modernas do mundo, com tradição de exportação.