Estratégia e Vantagens Competitivas

Estratégia e Vantagens Competitivas

No Setor Moveleiro

A atuação da Eucatex no setor moveleiro ocorre de forma integrada com seus clientes, de acordo com o cenário apresentado pela indústria moveleira e revenda madeireira no Brasil.

A relação existente entre a Eucatex e o cliente caracteriza-se por um processo contínuo de produção, tendo em vista que o cliente neste segmento é uma empresa ou fábrica de móveis, para a qual a Companhia fornece a matéria-prima a ser transformada em móveis.

Além de trazer o cliente para próximo de suas instalações, a Eucatex também atua de forma a ajudá-lo na criação de novos produtos para o mercado consumidor, agregando serviços à produção de chapas e painéis de MDP/T-HDF/MDF.

O tratamento que a Eucatex oferece aos produtores de móveis é considerado como um grande diferencial neste segmento, onde os fabricantes de tamanho representativo não passam de 500 empresas, e o relacionamento direto com o cliente muitas vezes define a venda.

No Setor de Construção Civil

Os principais produtos comercializados no segmento de construção civil são: tintas imobiliárias, painéis de divisórias, pisos laminados e portas. O produto que merece maior destaque são os pisos laminados e as tintas imobiliárias.

A Eucatex acredita que opera no segmento de construção civil com algumas vantagens em relação à concorrência, dentre as quais se destacam: numerosa equipe de vendas, somando quase 200 profissionais que atuam em todos os estados brasileiros, sob a autoridade de gerentes regionais espalhados estrategicamente nas cidades do País.

No Mercado Externo

A Eucatex opera no mercado externo há mais de 60 anos. Dentre os produtos que são exportados, as chapas de fibra de madeira são as de maior importância. As superfícies são tratadas para aplicação de revestimentos à base de tintas ou papel resinado, cuja aparência de primeira qualidade permite que sejam utilizados nos segmentos construção civil e moveleiro.

As chapas de fibra da Eucatex são produzidas a partir de processo úmido, no qual se utiliza unicamente madeira de eucalipto. A conjugação dessa forma de produzir a matéria-prima confere aos painéis características únicas de resistência e qualidade de superfície, que associada à tradição da Companhia no mercado internacional, permite grande penetração em países de primeiro mundo, tais como: EUA, Alemanha, Áustria, França, bem como em regiões da África, Oriente Médio, América do Sul, América Central, além da Austrália. Para atender o seu principal mercado, EUA, a Eucatex possui uma subsidiária, a ENA (Eucatex North America) em Atlanta (EUA).

A Companhia realizou nos últimos anos investimentos, visando reduzir custos, melhorar a qualidade e adequar seus produtos as exigências deste mercado, tornando-os ainda mais competitivos no exterior. Além disso, mantém parcerias com grandes empresas estrangeiras, entre as quais pode ser citada a americana Home Depot, para o fornecimento de seus produtos, tais como: chapas “tile board”, que imita o azulejo e tem grande mercado nos EUA, e chapas perfuradas, além dos produtos tradicionalmente exportados (capas de porta e chapas standard).

Unidades fabris

Unidades fabris, principais produtos, capacidades, ocupação e mercados atendidos

Unidade Localização Produtos Capacidade Ano Ocupação* Capacidade Ano de Revestimento Mercados
Chapa de Fibra Salto/SP e Botucatu/SP Chapa de Fibra 370 mil m³ 81% Pintura 101 milhões m² Impressora de Papel 96 milhões m² Indústria Moveleira, Construção Civil e Exportação
Painéis e Portas 4,8 milhões pç 70% Construção Civil
Painéis de T-HDF/MDF Salto/SP Painéis de T-HDF/MDF 275 mil m³ 93% Lacca 16 milhões m² Indústria Moveleira, Construção Civil e Exportação
Painéis de MDP e Pisos Botucatu/SP Painéis MDP 430 mil m³ 80% Finish Foil, BP e Lacca 50 milhões m² Indústria Moveleira
Pisos Laminados 12 milhões m² 51% Construção Civil
Tintas e Vernizes Salto/SP Tintas e Vernizes 36 milhões Galões 59% Construção Civil
Cabo Sto. Agostinho/PE 3,6  milhões Galões
Viveiro de Mudas Bofete/SP Mudas de Eucalipto 10 milhões Unidades
Processos têm certificação ISO 9001
* 3º trimestre/19